PROC.Nº 01-P-27257/05
INTERESSADO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
ASSUNTO : Proposta de implantação do novo Campus de Limeira
das
DELIBERAÇÃO CONSU-476/05
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS em sua 6ª Sessão Extraordinária de 2005 realizada em 20.12.05 aprovou, com 2 abstenções, a implantação do novo Campus de Limeira, de acordo com o Relatório Final do Grupo de Trabalho, constituído através da Resolução GR-78/03, definido pelos seguintes conceitos e princípios:
Conceitos:
1. no novo campus o ensino, a pesquisa e a profissionalização não serão dimensões excludentes da formação do estudante e estarão interligadas em atividades que promovam a capacidade de autonomia do conhecimento;
2. a principal vocação do novo campus está na área de gestão com ênfase, principalmente, na gestão da produção e manufatura, do meio ambiente, dos negócios, da saúde e da cultura;
3. além desse enfoque, os cursos propostos têm também uma vocação para valorização do meio ambiente e da qualidade de vida;
4. essa nova concepção de campus já tem sido adotada em outras universidades, dando-se atenção, também, para as atividades de ensino e pesquisa, que possam contribuir para o desenvolvimento cultural e a integração social da região administrativa, onde está localizado o campus.
Princípios Orientadores:
1. implantar o campus com novos recursos orçamentários;
2. não duplicar cursos já existentes nos campi da Unicamp;
3. ter a Unidade conceitual de Administração e Gestão como eixo para a estruturação dos cursos em todos os níveis;
4. elaborar um projeto pedagógico baseado na integração do conhecimento e na interdisciplinaridade;
5. propor a abertura de programas de pós-graduação e extensão;
6. contemplar todas as áreas do conhecimento;
7. definir cursos que possibilitem a ampla atuação de professores tanto nos ciclos básicos como nos níveis mais elevados de especialização e de profissionalização.
Deliberou ainda que, ao ser implantado definitivamente até o ano de 2010, oferecerá pelo menos 1.000 vagas, obedecendo a seguinte orientação conceitual:
a) o novo campus se organiza em torno de um modelo conceitual que se define em torno de pelo menos 3 áreas do conhecimento;
b) os cursos propostos deverão, portanto, proporcionar nos dois primeiros anos a integração entre e intra áreas de conhecimento, seguida de habilidades profissionais e específicas de cada carreira, com duração de mais 2 anos.
Na oportunidade, aprovou, por sugestão dos Conselheiros Francisco de A. Machado Reis e Márcio Percival Alves Pinto, a constituição de uma Comissão de Acompanhamento, a fim de elaborar o planejamento das etapas e o cronograma de implantação.
Ao Gabinete do Reitor, para as providências cabíveis.
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
21 de dezembro de 2005
JOSÉ TADEU JORGE
Reitor
PATRÍCIA MARIA MORATO LOPES ROMANO
Secretária Geral